quinta-feira, 26 de novembro de 2009

As aulas de Artes e a confecção de instrumentos musicais.

A partir de agosto de 2011 todas as escolas deverão ter se adaptado para o ensino da música na sala de aula, nas aulas de a música artes isso já vem ocorrendo há algum tempo. Para ensinar essa linguagem não precisa ser músíco formado e sim ter didática para ensinar e muita voltade em aprender também.
Sabemos que a música contribui para a formação do índivíduo, reforça seus valores, eleva a auto estima, estimula, e promovo a integração e o companheirismo, a  expressividade e o senso estético. Aliada número um da alfabetização, pois ajuda a desenvolver as habilidades lógico matemática, psicomotora, verbal e musical entre tantas outras.

Muitos acham que é só ensinar uma letra de música e pronto, ao contrário ha muito o que ensinar como atividades lúdicas trabalhar a coordenação motora, o movimento corporal, o senso rítmico e melódico, o pulso interno, a voz, , a percepção, a notação musical, e um repertório variado que passe pelo erudito, folclórico e popular.
Foi pensando nesta diversidade de atividades que desenvolvi meu trabalho de música este ano, estudamos a história da música através da revistinha da Mônica, onde conhecemos a música desde a pré-história até os dias a tuais, conhecemos também instrumentos e ritmos diversos, de várias épocas e países. Conhecemos também a história de Bartolomeu Cristófoli e o primeiro piano.
A musica erudita de Villa Lobos  e a introdução de instrumentos de percurssão na orquestra sinfonica, foi o principal objeto de estudo, no qual resultou a confecção de variados instrumentos de material reaproveitável para compor nossa bandinha musical.
Foi um prazer desenvolver esse projeto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário