quinta-feira, 26 de novembro de 2009

As aulas de Artes e a confecção de instrumentos musicais.

A partir de agosto de 2011 todas as escolas deverão ter se adaptado para o ensino da música na sala de aula, nas aulas de a música artes isso já vem ocorrendo há algum tempo. Para ensinar essa linguagem não precisa ser músíco formado e sim ter didática para ensinar e muita voltade em aprender também.
Sabemos que a música contribui para a formação do índivíduo, reforça seus valores, eleva a auto estima, estimula, e promovo a integração e o companheirismo, a  expressividade e o senso estético. Aliada número um da alfabetização, pois ajuda a desenvolver as habilidades lógico matemática, psicomotora, verbal e musical entre tantas outras.

Muitos acham que é só ensinar uma letra de música e pronto, ao contrário ha muito o que ensinar como atividades lúdicas trabalhar a coordenação motora, o movimento corporal, o senso rítmico e melódico, o pulso interno, a voz, , a percepção, a notação musical, e um repertório variado que passe pelo erudito, folclórico e popular.
Foi pensando nesta diversidade de atividades que desenvolvi meu trabalho de música este ano, estudamos a história da música através da revistinha da Mônica, onde conhecemos a música desde a pré-história até os dias a tuais, conhecemos também instrumentos e ritmos diversos, de várias épocas e países. Conhecemos também a história de Bartolomeu Cristófoli e o primeiro piano.
A musica erudita de Villa Lobos  e a introdução de instrumentos de percurssão na orquestra sinfonica, foi o principal objeto de estudo, no qual resultou a confecção de variados instrumentos de material reaproveitável para compor nossa bandinha musical.
Foi um prazer desenvolver esse projeto.




domingo, 22 de novembro de 2009

Moda Afro


Apesar de estarmos quase no final do ano letivo ainda a muito que estudar, prova disso são os trabalhos de moda afro realizadas nas aulas de artes. Fizemos um estudo do estilo afro de se vestir que anda espalhado por todo esse país.Valorizar a negritude com modelos descolados foi nosso objetivo, os alunos adoraram. Espero que gostem.