sábado, 7 de novembro de 2009


Estudantes de escolas públicas visitam Cuide de você

 * Por Stella Ramos
 
Na última semana, a exposição Cuide de você recebeu uma série de escolas públicas, por meio de uma parceria com a FDE (Fundação para o desenvolvimento da educação).
A partir de diferentes propostas feitas pelos educadores, os estudantes produziram respostas poéticas em diversas linguagens: exercitaram um olhar formal na composição de fotografia, a postura corporal como linguagem em vídeo, a carta como um convite ou término de relacionamento, a síntese na elaboração de torpedos de celular, entre outras. Deixaram algumas imagens e exemplos, que posto abaixo.

eegabriel-ortiz_painel

 Cartas escritas pelos alunos da E. E. Gabriel Ortiz 




Neste ano, coordenação pedagógica, as disciplinas de Arte, Português, Filosofia e História,   inscrevermos nossa escola no prejeto da SEE "Currículo é Cultura - a escola sai da escola, o qual resultou em uma sequência de visitas a diversas instituições culturais onde os alunos tiveram uma aula diferenciada dentre elas as  mais significativas foram:  exposição de fotografia do artista francês Cartier - Bresson, Arte contemporãnea  - Paço das Artes- nesta exposição recebemos um premio, visitar todas as exposições que acontecerão lá durante um ano totalmente patrocidada pelo museu. mas certamente a exposição de Soffie Calle talves tenha sido a que mais marcou a turma, pela interatividade e por terem seus trabalhos postados no site do blog do Video Brasil.
Neste projeto o  papel do coordenador pedagógico é fundamental pois orientar, participar , incentivar e acompanhar o desenvolvimento dos projetos na escola faz parte das suas responsabilidades. Mais  responsabilidade ainda temos eu e a Amélia minha companheira de coordenação pois a arte e literatura  Que é nossa formação caminham sempre juntas valorizar uma aula prática que tem como objetivo atividades e percursos práticos, reflexivos e participativos com proposta de ampliar a experiência da exposição, qualificar  fruição do público, instigar os visitantes a produzir respostas poéticas à obra é nossa obrigação.














domingo, 1 de novembro de 2009

Oração do Artísta





           Senhor! Tu que és o maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações, abençoa o meu talento e as minhas obras. Maravilhoso é So dom que me deste na louvada missão de servir-te com alegria e de exercer o meu trabalho com amor e dedicação. Por isso, gradeço-te por permaneceres sempre comigo. 
Mesmo incompreendido ou diante de desafios, quero sustentar em minha vocação a energia de vencer e realizar meus projetos no imenso cenário da vida. Dá-me equilíbrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar. Inspira-me, ó Mestre, à criação do novo e do belo. Protege, também todos os artistas em suas carreiras e gêneros. Faze com que minhas obras contribuam para a construção de teu reino e que eu prospere, seguindo teus desígnios, pelos caminhos gloriosos da arte.


Amém.


Fonte: www.exposicaovirtual.art.br/prece.htm












A NUDEZ DO ARTÍSTA


Despojado,


Performático,


Instintivo,


Subtrai o prazer


Transparente,


Anatômico.


Modela,


Exagera,


Transborda,


A flor da pele,


Desejos inconscientes.


Extrai sentimentos,


Usa veladuras,


Contorciona a modelo


Atinge a forma plena.


Sem pena,


Sem apelo,


Transporta para a tela


O retrato nu e cru.


O marido da modelo


Ainda inconformado,


Resolve pousar ao lado,

Com receios esconde os seios.

Num gesto de pura censura,

O pintor ensandecidoRemover formatação da seleção
Retrata o casal bem vestido.

Poesia de L. Capy.